Harmonização facial: o que é, como funciona e quais são as técnicas utilizadas?

Saiba como prevenir e tratar o envelhecimento facial
30 de outubro de 2020

Confira como podemos promover uma mudança estética em sua face sem a necessidade de cirurgias invasivas

Você já reparou como, de um tempo pra cá, especialmente as celebridades parecem estar mais bonitas, com a pele renovada? A Harmonização Facial foi o procedimento adotado por grande parte delas, o qual, como ‘um toque de mágica’, gera mudanças significativas no rosto. Mas se engana quem pensa que esse tratamento é acessível apenas para os famosos: você também pode investir no seu rejuvenescimento e corrigir algo que te incomoda em sua face sem precisar passar por um procedimento cirúrgico, e por um custo muito menor.

De acordo com Dra. Raíssa Lima, dentista especialista no tema, a harmonização facial é um tratamento realizado em pontos estratégicos da face, com o objetivo de conquistar o equilíbrio das estruturas faciais, através da reestruturação a nível ósseo, muscular e dérmico.

Enquanto você lê esse texto, eu e você estamos envelhecendo. Caso isso traga algum desconforto estético e você queira realçar sua beleza, há diversos procedimentos que podemos realizar para equilibrar a sua estrutura facial, de forma personalizada e segura, com o tratamento ideal para você.

A harmonização facial é um conjunto de procedimentos estéticos que atuam na harmonia do rosto, ao transformar traços, valorizar pontos positivos da face e corrigir pequenas imperfeições. Como resultado, temos não apenas o rejuvenescimento facial, mas também o fortalecimento a autoestima e autoconfiança. Portanto, é um processo externo que traz um retorno muito positivo também internamente”, conta a dentista.

*Acesse nosso Instagram para assistir um vídeo sobre Harmonização Facial

Confira alguns exemplos de envelhecimento facial:

Alguns dos itens abaixo podem ser facilmente notados pelo paciente, enquanto outros necessitam de uma consulta e da realização de exames específicos.

– Afinamento dos lábios e têmporas

– Perda de fibrina, colágenos e outras moléculas que atuam na firmeza da pele, a partir dos 25 anos de idade

– Perda óssea malar (maçã do rosto)

– Queda da bochecha

 

Quais são as técnicas utilizadas na harmonização facial?

Para responder essa questão, é importante frisar que as necessidades de cada pessoa são muito particulares, assim como suas queixas em relação a algo que a desagrada em seu rosto. Por isso, na primeira consulta, o especialista faz uma análise da face do paciente para sugerir, de forma individualizada, qual tratamento indicar para ele e qual não indicar.

 

1. Toxina Botulínica

O famoso botox se trata do relaxamento da musculatura na região da testa e dos olhos para evitar rugas estáticas e dinâmicas. O procedimento suaviza as marcas de expressão, e traz uma face mais equilibrada ao paciente, a nível de estrutura e perfil, assim como uma pele mais jovem e atraente.  O produto tem duração de até 6 meses no rosto.

Confira alguns dos efeitos gerados pela toxina botulínica:

– Ameniza os ‘pés de galinha’

– Reduz as rugas que se formam no nariz, conhecidas como ‘nariz de coelho’ ou ‘buddy lines’

– Promove o arqueamento das sobrancelhas

– Reduz o sorriso gengival

– Diminui a porção das narinas

– Atua no sorriso invertido (que traz o aspecto de tristeza ao rosto)

– Ameniza rugas ao redor da boca e nas regiões do queixo, pescoço e colo.

 

2. Preenchimento Facial

Dentre os preenchedores, o mais utilizado é o ácido hialurônico, que promove excelentes resultados e tem como papel principal a estimulação de colágeno na face. Já que os preenchedores têm diversas densidades e são aplicados em diferentes profundidades, é fundamental que o procedimento seja realizado por profissionais especializados.

Confira alguns dos efeitos do preenchimento facial:

– Corrige os lábios que tiveram perda de volume e estão sem contorno

– Reduz as olheiras, um procedimento conhecido como ‘preenchimento orbitário inferior’

– Promove um afinamento do nariz, ao disfarçar ossos salientes com a biomodelação nasal

– Faz a biomodelação malar, ou seja, corrige a depressão formada no malar e na mandíbula por conta dos efeitos de envelhecimento

– Corrige o ‘bigode chinês’

–  Atua nos sulcos nasolabiais, ou seja, as linhas que ficam no canto inferior da boca e que causam as ‘marcas de marionete’

– Reduz marcas de expressão, ao atuar na função muscular

– Hidrata a pele, por atrair moléculas de colágeno e água

– Promove o contorno ideal da face

O resultado dos preenchimentos na harmonização facial é imediato, então o paciente já sai do consultório notando alguma mudança. Já para o botox, o efeito se dá a partir de 15 dias. O tempo de duração dos preenchedores é de no mínimo 18 meses e do botox de 4 a 6 meses, podendo durar mais tempo, dependendo de alguns fatores da rotina do paciente, como por exemplo, se ele toma muita água, se trata a pele para estimular colágeno, se não se expõe muito ao sol, se não tem deficiência de zinco ou se não pratica exercício físico em excesso.

É fundamental alertar que é muito arriscado realizar os procedimentos com um profissional que não conheça a estrutura interna da face, pois ele pode atingir nervos, veias e artérias, que são as estruturas que irrigam a face, com risco de necrose. Por isso, escolha um especialista adequado, para que o procedimento seja seguro e tenha um efeito estético adequado”, conclui Dra. Raíssa.

Que tal investir no seu rejuvenescimento, na sua beleza natural e renovar sua autoestima? Agende uma avaliação com nossa equipe. Queremos atuar na sua transformação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − 4 =