Lentes de contato dental: a técnica que deixa os dentes perfeitos

Conheça 3 procedimentos que rejuvenescem a região dos olhos
16 de dezembro de 2020

Veja mais sobre o procedimento tão utilizado pelas principais celebridades, que ficam com os dentes impecáveis!

Quem não sonha em ter um sorriso de artista, sempre branquinho e perfeitamente alinhado? Com certeza, você já admirou os dentes de alguma celebridade que você gosta e se perguntou: que tratamento será que essa pessoa fez? Pois então, fique tranquilo: com o avanço da odontologia estética, a realização do sorriso perfeito não é só viável para os famosos, mas também para você.

O procedimento em questão se chama ‘lentes de contato’, que são um tipo de trabalho estético em que apenas a parte de frente dos dentes é coberta, chamada pelos dentistas de ‘região vestibular’. Veja quais são os materiais utilizados para a confecção delas:

– Cerâmica feldspática convencional: porcelana comum, cujo tempo de uso é menor e tem maior chance de fratura e de infiltração por cárie.

– Cerâmica feldspática reforçada por leucita: material vidro-cerâmico reforçado, com melhor resultado estético e duração na boca.

– Silicato de lítio reforçado por zircônia: técnica com dissilicato que apresenta resistência à impactos externos e ótimo aspecto estético.

– Zircônia translúcida: utilizada em próteses fixas e lentes de contato, o material consegue se aproximar bastante da aparência natural da dentição devido às transparências causadas pela introdução de óxidos de zircônia na estrutura laminada.

– Dissilicato de lítio: é o material mais utilizado nos atuais tratamentos estéticos e funcionais com laminados, uma vez que confere resistência e aparência natural às camadas superfinas.

Levando-se em consideração que o Dissilicato de lítio é o material mais utilizado – como citado acima, a técnica pode ser elaborada em diversas espessuras, normalmente bem finas, o que tornam a união entre o dente e o material muito eficiente e segura, tanto para os pacientes quanto para o profissional que realiza o procedimento.

Durante o procedimento, é realizado um lixamento nos dentes, tirando as arestas e deixando as pontas arredondadas para receberem melhor a lente. A quantidade de desgaste depende muito da indicação, mas é mínimo. Por isso, ressalto a importância de se escolher um profisisonal capacitado e especialista na técnica”, ressalta Dra. Raissa Lima, odontologista e responsável técnica da RL Face.

Já os dentes que necessitem de uma alteração mais específica e maior em relação a cor ou posicionamento recebem um desgaste um pouco maior nos dentes antes da realização do procedimento, o que varia em cada caso que aparece no consultório, que são sempre avaliados de forma criteriosa, rigorosa e individual.

Para quem as lentes de contato dental são indicadas?

Principalmente os pacientes com as descrições abaixo recebem a indicação da realização do procedimento das lentes de contato dentais:

  • Quem tem dentes com formato inadequado
  • Pessoas que tem uma coloração indesejada nos dentes e deseja corrigir de forma permanente
  • Pacientes com tamanho irregular dos dentes ou para correção da posição deles

Veja alguns exemplos abaixo:

 

Isso significa que as lentes são indicadas para basicamente todas as necessidades de correção estética dental, com a vantagem de que o desgaste é leve e apenas na parte da frontal dos dentes. Cabe lembrar que antes, era preciso fazer um desgaste total dos dentes e, por inúmeras vezes, o desgaste podia ser tão grande a ponto do paciente receber a indicação de realizar o tratamento de canal antes de se fazer o procedimento, a fim de que não houvesse algum risco de aquele dente doer e o trabalho, assim como o investimento, serem totalmente perdidos.

Os resultados do procedimento de lentes de contato dentais são fantásticos! Nossos pacientes ficam extremamente satisfeitos com o novo sorriso, saem da cadeira iluminados e com a autoestima renovada. Eu indico de olhos fechados para quem deseja realizar alguma correção bucal, que possa ser resolvida com este tratamento. Cabe frizar que seus resultados duram de 10 a 15 anos, sendo uma aquisição que vale a pena e sempre encanta tanto o paciente, quanto o profissional que realiza a colocação do material”, ressalta Dra. Raissa.

O processo de colocação das lentes de contato é bastante simples e indolor para o paciente. Em contrapartida, é carregado de detalhes para o dentista responsável, que deve se atentar para realizar o encaixe preciso, de modo que o dente que será colocado ao lado também siga se encaixando perfeitamente, e assim sucessivamente, toda atenção deve estar sempre voltada à cada dente que será colocado. Por isso, costuma serem necessárias várias sessões com o dentista para conquistar o resultado final com qualidade e segurança.

Ficou interessado do procedimento e deseja colocar as lentes de contato nos seus dentes? Clique aqui para agendar uma avaliação com a nossa equipe e conferir se há real indicação para você. Veja mais informações sobre o tem a no vídeo publicado no IGTV do instagram da RL Face.

Estamos à disposição para construir seu novo sorriso e te ver mais e mais feliz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 3 =