Preenchimento labial: o que é e como funciona o procedimento?

Botox: o que é e como funciona a aplicação estética da toxina botulínica?
13 de novembro de 2020
Conheça 3 procedimentos que rejuvenescem a região dos olhos
16 de dezembro de 2020

Saiba mais sobre esse procedimento tão procurado atualmente e como ele atua diretamente no rejuvenescimento facial

Certamente, você conhece ao menos uma celebridade que já aderiu ao preenchimento labial e que te encantou com o antes e depois, não é mesmo? A boa notícia é que este tratamento da harmonização facial está sendo mais procurado do que nunca e também pode ser realizado por você, por um profissional de odontologia especializado na área.

O preenchimento labial surge para satisfazer aqueles pacientes que desejam corrigir imperfeições e, principalmente, minimizar os sinais de envelhecimento facial nos lábios. É comum a todos nós que, com o passar dos anos, nossos lábios tenham seu volume reduzido e o contorno fique desalinhado, assim como que surjam as rugas e as linhas de expressão. Então, que tal começar a investir em rejuvenescimento pelo lábios?

Vamos te explicar mais sobre esse assunto, para que você possa se informar, se tranquilizar e se preparar para remodelar seus lábios. Que tal?

Saiba o que é Harmonização Facial

O que é o preenchimento labial?

De caráter temporário, é um dos procedimentos estéticos de rejuvenescimento da face mais procurados atualmente na harmonização facial, considerado pelos especialistas como minimamente invasivo, já que não se trata de um processo cirúrgico e é realizado no próprio consultório, sem a necessidade de internação hospitalar, como na cirurgia plástica.

Através de uma agulha ou cânula, o ortodontista introduz nos lábios do paciente o ácido hialurônico, material considerado seguro e muito bem aceito pelo nosso corpo.

Existem especialmente duas técnicas de aplicação do ácido hialurônico para o preenchimento labial, que podem ser com cânula ou com agulha, dependendo da região em que se aplica e do profissional que realiza o procedimento.

Ressalto que a utilização da cânula é potencialmente mais segura, pois ao redor dos lábios passa uma artéria que irriga toda a região. Então, o procedimento realizado apenas com a agulha pode atingir essa artéria, entupi-la e causar necrose.

Por isso, eu busco sempre explicar por que escolher um dentista especializado nessa área é tão importante, pois conhecemos profundamente toda a estrutura da face e garantimos a segurança do paciente”, alerta nossa responsável técnica, Dra. Raíssa Lima, ortodontista especialista em harmonização facial.

 

Confira o antes e depois de alguns pacientes de nossa clínica:

 

Quais são as indicações do procedimento?

  • Para o aumento de volume labial
  • Para minimizar os sinais de envelhecimento
  • Para melhorar o contorno dos lábios ou corrigir alguma desproporção
  • Para quem possui patologias orais, por ter passado por algum processo dentário e perdido volume na projeção labial.
  • Para se evitar a ruga do “código de barras” (a do ‘biquinho’, na região ao redor dos lábios)
  • Para promover a hidratação labial
  • Para recuperar aquele aspecto de lábio jovem e carnudo

Eu recomendo que o paciente tenha a partir de 18 anos, para avaliar com segurança a finalidade do procedimento para aquela pessoa e a quantidade de produto utilizar. Você sai com a ‘boca pronta’ do consultório e volta após 15 dias, para corrigir alguma possível assimetria. A repetição do procedimento deve ser realizada após cerca de 6 meses, com durabilidade de 1 a 2 anos”, explica Dra. Raissa Lima.

Entretanto, cabe ressaltar algumas contraindicações, a serem avaliadas pelo especialista:

  • Alergia do paciente ao ácido hialurônico
  • Pessoas com doenças autoimunes
  • Quem está com feridas ou herpes nos lábios
  • Paciente com doença oncológica
  • Portadores de lúpus
  • Mulheres grávidas ou lactantes
  • Pessoas com pneumonia ou infecções

Envelhecimento facial: como prevenir e tratar?

Como funciona a aplicação?

  1. Inicialmente, é realizada uma avaliação personalizada com o paciente, para definir se ele tem mesmo essa indicação e quais são suas expectativas.
  2. No dia do procedimento, primeiramente é aplicada uma anestesia sob os lábios do paciente.
  3. Poucos minutos depois, injetamos o ácido hialurônico com uma agulha ou microcânula para dar volume, definir o contorno ou corrigir defeitos dos lábios – conforme a queixa do paciente.
  4. E assim, de forma muito rápida, o procedimento chega ao fim e o resultado final pode ser notado de 5 a 7 dias.

Após o procedimento, os efeitos colaterais são mínimos e variam em cada paciente, sendo que, no primeiro dia, é comum ocorrer um inchaço na região da aplicação. Com o passar os dias, o efeito desaparece e a boca assume o aspecto final.

Quais cuidados ter após o procedimento?

Para garantir a segurança do paciente e potencializar os efeitos da substância, é fundamental que a pessoa esteja adote alguns cuidados após realizar o preenchimento labial. Seguem as principais recomendações:

  • Não tocar ou comprimir a área
  • Não se expor ao sol
  • Se poupar de esforços físicos
  • Evitar o uso de maquiagem no dia da aplicação
  • Não aplicar cremes e pomadas próximo dos lábios pelas próximas 48 horas
  • Evitar fazer outros procedimentos estéticos na face por 30 dias

O procedimento é considerado indolor, sendo que o paciente sentirá apenas as picadas necessárias pera fazer a anestesia injetável. Outro fator importante destacar é que este é um procedimento reversível, cuja a enzima hialuronidase é a responsável por degradar o ácido hialurônico.

Entretanto, ela também degrada o ácido hialurônico que produzimos em nosso organismo. Essa enzima é considera tóxica e ainda há poucos estudos sobre ela e seus contraindicações, por isso, mais uma vez, eu ressalto a necessidade de se escolher um profissional que confiança e especializado no procedimento”, conclui a dentista.

Em busca de um lábio mais definido, que proporcione uma simetria melhor para o rosto e rejuvenesça a sua face?

Conte com nossa equipe para realizar o seu preenchimento labial.

Agende agora mesmo sua avaliação por aqui. Queremos cuidar de você!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 5 =